quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Cansada da Cultura Machista!!! Tired of Sexism Culture!!!

Sao exatamente 11:33 da noite em Malawi eu nao consigo durmi talvez por conta do stress da tarde.
Pela manha fui em uma das minhas preschool e por irionia cai da minha bicicleta sem forcas para bedalar resolvir puxar minha bicicleta e refletir sobre a minha vida. Pensei nas alegrias e decepcoes que vive aqui.
Posso dizer o que mais me deu alegria e forca para trabalhar foi o rosto de cada crianca das minhas preschool e das criancas vejo diariamente nas ruas quando vou para o trabalho.
Pelas criancas passaria o resto da minha vida aqui sem pensar nas outras pessoas que complementam minha vida.
Gostaria de fazer do mundo dessas criancas algo diferente da realidade presente aqui, mas quem sou eu??? Apenas uma voluntaria tentando passar o amor humano que existe dentro de mim...
No entanto o que mais me stress e a educacao Machista presente neste pais. Infelizmente as mulheres do Malawi sao completamente submissa aos homens sao elas que tem que cuidar das criancas, fazer o servico de casa e se ajuelham quando vao comprimentar um homem. Muitas delas sofrem violencia domestica e se calam por achar que nao tem solucao ou ajuda da familia. A poligamia tambem e algo presente aqui e as mulheres acham isso normal por saber que o homem pode sustentar mais de uma familia.
 Hoje por exemplo quando estava voltando do trabalho vi uma mulher com seu marido caminhando. Ele andava totalmente tranquilo enquanto sua esposa carregava uma mala na cabeca e a criancas nas costa. A imagem alem de agressiva e reflexiva. Quantos anos essa cultura machista sera presente neste pais.
Sei que este e um  problema presente em muitas outras culturas mas eu nunca tinha vivenciei uma cultura tao machista e preconceituosa em relacao a mulher.
Ja briguei com muitos homens aqui as vezes esqueco do meu tamanho e do perigo mas o meu nervoso e alma feminista fala mais alto.
Uma vez um dos senhor que trabalho comigo me disse: Ana se eu tivesse dinheiro casaria contigo!!! Eu respondi : Desculpa eu nao entendi o que voce disse.
Conversei com ele durante uns 15 minutos explicando que o mundo nao funciona atraves de dinheiro que o casamento e a uniao de duas pessoas que se unem por amor!!
Claro disse que se ele fosse o homem mais rico do mundo nao casaria com ele pois dinheiro e merda para mim. Isso foi algo que me magou muito senti uma outra forma de preconceito nunca vivido antes.
E hoje pela segunda vez outro homem acabou com o meu fim de tarde dizendo para mim que eu precisa ter um HOMEM para durmi comigo aqui no Malawi... Claro minha vontade era mandar ele para......
Mas fiquei tao abalada que so consegui responder: I don't give shit!! I don't need Men!! You're too much Stupid!!!!
Minha vontade era de cuspir na cara dele e dar um soco, mas continuei ouvindo a minha musica em volume alto....
Precisava desabafar pois estou ate agora com o coracao apertado pela violencia sofrida hoje.
Fico a pensar na situcao da mulher em outros paises do Continente Africano.
Cansada.... Mas amanha sera outro dia espero que sem stress...



Are exactly 11:33 at night in Malawi cannot I sleep maybe because of the stress of late.
In the morning I was in one of my preschool and Irion fall of my bike without the strength to pull my bike Beadle solve and reflect on my life. I thought of the joys and disappointments that live here.
I can tell you what gave me more joy and strength to work was the face of every child of my preschool and children see every day on the streets when I go to work.
For the children spend the rest of my life here without thinking of other people who complement my life.
I would like to make the world these kids something different from the present reality here, but who am I? Just trying to pass a voluntary human love that is within me ...
But what else I stress education and Macho present in this country. Unfortunately women in Malawi are completely submissive to men are they who have to take care of the children, do housework and Kneeling When will greet a man. Many of them suffer domestic violence and are silent because they think has no solution or help the family. The polygamy is also something in here and finds it normal for women to know that man can hold more than one family.
Today for example when I was coming home from work I saw a woman walking with her husband. He went completely quiet while his wife was carrying a bag on your head and children in the back. The image in addition to aggressive and reflective. How old is this macho culture in this country will be present?
I know this is a problem present in many other cultures but I had never experienced a culture so sexist and biased toward women.
Ever fought with many men here Sometimes I forget my size and the danger and nervous but my feminist soul talks.
Once one of you who work with me told me if I had money Ana married to you! I replied: Sorry I do not understand what you said.
I talked with him for about 15 minutes explaining that the world does not work through money that marriage and union of two people who come together for love!
Course said that he was the richest man in the world will not marry him for money and shit to me. This was something I felt very hurt another form of prejudice never lived before.
And now for the second time another man ended my evening telling me that I need a man to sleep with me here in Malawi ... Of course my intention was to send him ......
But I was so shaken that she could only reply: I do not give shit! I do not Need Men! You're too much Stupid!!
My intention was to spit in his face and punch, but I kept listening to my music at high volume ....
I needed to vent because I am so far with a heavy heart for the violence today.
I'm thinking about situation of women in other African countries.
Tired .... But tomorrow is another day ... hopefully without stress

Um comentário:

  1. Olá Ana,

    Infelizmente estive assistindo um documentário sobre Malawi referente a forma como as mulheres são tratadas como objeto descartavel.
    Uma ong holandesa tem somado esforços para dar o direito de igualdade proferido pelo governo de Malawi na ONU.

    Infelizmente o grande mal dessas mulheres em Malawi é que a informação não chega a elas, em um dos casos uma mulher foi embora por não suportar os maus tratos do marido e o irmão dela de forma presunçosa e arrogante a recebeu como uma serva "escrava", mas graças aos serviços prestados por essa ONG por mais que seja pequeno está mudando essa realidade, ela conseguiu o direito de ter a terra dela e está ganhando independencia mais e mais.
    Não é mais admissivel que pessoas sejam elas mulheres, homens e crianças serem tratados como objetos.
    Meus parabéns Ana, sua experiência vai te dar mais autonomia, pois de forma indireta aqui no Brasil as relações do homem com sua mulher está um pouco recheado de escravidão, talvez não seja tão clara, mas de forma inconsciente criamos nossos escravos para alimentar nosso egoismo..

    bjks e adoro você!!
    Alan

    ResponderExcluir