quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia dificil




Visitei umas das pre school onde irei trabalhar tambem, meu trabalho se resume em manter a escola em funcionamento isso nao e facil pois tenho que conversar com os lider da comunidade para que juntos possamos realizar um grande trabalho e claro alcancar nosso objetivo final manter as crianças na escola para aprender alguma coisa...
A pre-school desenvolve um papel fundamental nas village pois é primeiro passo que a criança tem com o conhecimento interagindo com outras crianças e com a professora.... Claro que a realidade dessas escolas são bem diferente das pre school do Brasil. Ademais as professoras são verdadeiras guerreiras pois não recebem nenhuma ajuda financeira do Governo Malawi trabalham por verdadeiro amor, todas essas professoras são moradora da comunidade e algumas speak english very well.
Nessa escola puder detectar uns alguns problemas como; as criancas sentam no chao, a maioria das escola tem um tapete de palha para as crianas sentarem another problem is a pouca quantidade de criança na escola....
Diante do que prensecei conversei com meu supervisor para realizarmos uma reunião com os Lider da Comunidade para entender a ausencia de criança. Enfim apos uma hora de reunião deixei bem claro que estarei mas presente na Village e que sem a ajuda deles nao posso fazer nada para reverter a situação. Uma das lideres da comunidade disse que estaria organizando uma reunião na Village para reveter a ausência de crianças na escola.
No entanto uma das minhas tarefa é checar se as crianças estão bem ou se tem algum doença de pele ou algo pior.Pode acreditar que essa é a parte mais dificil da minha tarefa uma porque quando vejo tantas crianças com doencas me sinto impotente em apenas realizar um corativo e conversar com os pais explicando a gravidade da situação. O pior de tudo e saber que muitos pais nao se importa com a situacao do filho, e se acaso a criança vier a falecer nao tem problema pois a morte aqui é algo comum...
Nessa escola a tarefa foi facil pois tinha poucas crianças e ao mesmo tempo um dos trabalhos mais dificeis que realizei pois duas crianças por coencidencia eram irmãos a menina muito magra mas com o olhar profundo e ao mesmo tempo longe.... Ja seu irmão totalmente sonoleto e com o problema de desnutricao eu apesar de nao ser médica tenho certeza que se aquele menino nao receber uma bola alimentaçao nao ira sobreviver por muito tempo, o caso dele é realmente muito sério pois ele nao tem animo para nada esta sempre isolado querendo durmi.
Minha vontade era de traze-lo para casa e cuido-lo at é ele ficar bem, mas esse nao e meu trabalho, nao posso deixar a emoçao falar mais alto, fiz o que a primeiro momento e o correto conversei com os pais da criança, os mesmos disseram que estaria levando a criança no hospita para saber o que estava acontecendo, mas infelizmente nao senti firmeza na voz dos pais.... Semana que vem estarei visitando a escola e espero obter uma boa novidade.. Estou vendo alguma receita naturais para combater a desnutricao, para utilizar nas pre school.
O grande problema deste pais e que as pessoas precisam a todo momento de lideres para realizar algo, nao conseguem fazer nada sozinho, eu ainda nao sei o porquê disso, mas acredito que seja pela questão historica e pelo tipo de vida que eles tem.. Aqui se vive pensando no hoje, o amanhã não existe....
Esse menino mexeu demais com a minha emoçao pois fiquei a pensar o que poderia a vir acontecer com ele, o pior de tudo isso é saber que a maioria das criancas nesse pais morrem por destrunicao ou alguma doença que nao e tratada. 
Voltei para casa chorando como criança tentando mentalizar que nao posso deixar a minha emoçao falar mais alto. Estou até agora a pensar nele....
Trabalhar nas pre school sera mais do que um desafio e sim teste de emoçao diaria .


   




























I

Nenhum comentário:

Postar um comentário